Descolamento de Retina

descolamento de retina

O que é Descolamento de Retina?

O descolamento de retina é um processo de etiologia multifatorial que ocorre quando há separação da retina sensorial do epitélio pigmentar da retina devido ao acúmulo de fluido entre duas estruturas.

Este fluido poderá vir do humor aquoso através de roturas retinianas (buracos, rasgões ou diálises), ser de origem da própria retina ou da coroide.

Principais tipos de descolamento

Os tipos principais são: Regmatogênico, Tracional e Exudativo.

Descolamento regmatogênico

No descolamento regmatogênico, forma mais comum, ocorre acúmulo de líquido abaixo da retina neurossensorial, devido a um rasgo retiniano (ou roturas retinianas) associado a certo grau de tração vitreorretiniana. O líquido passa através da rotura e se acumula entre as camadas neuronais e o epitélio pigmentar da retina, resultando no descolamento. As roturas podem ser inicialmente assintomáticas, tornando-se sintomáticas quando há acúmulo de fluído.

Os fatores que podem acelerar esse processo são o envelhecimento (tipicamente entre os 50 a 75 anos), miopia, traumas e cirurgias oculares.

O diagnóstico é feito em consultório através do exame de fundo de olho.

Tratamento para descolamento de retina regmatogênico

O tratamento é feito com fotocoagulação à laser, crioterapia ou vitrectomia posterior via pars plana, que em alguns casos, pode ser associada à retinopexia com introflexão escleral.

Descolamento tracional

O segundo tipo é o tracional, onde o principal componente está nas trações do vítreo sobre a retina.

Frequentemente visto em pacientes com vitreorretinopatia proliferativa, como ocorre na retinopatia diabética proliferativa e na retinopatia da prematuridade.

As áreas de proliferação fibrovascular causam contração do vítreo e subseqüente tração retiniana nas áreas de adesão vítrea. Com esse movimento de contração do vítreo, a retina acaba sendo puxada anteriormente em direção à base do mesmo.

Tratamento para descolamento de retina tracional

O tratamento é a cirurgia vitreorretiniana, podendo envolver vitrectomia e outros procedimentos.

Descolamento exsudativo

A forma de descolamento exsudativo (seroso ou hemorrágico) ocorre em neoplasias, inflamações, hipertensão maligna, toxemia da gravidez e situações que comprometem a função do epitélio pigmentar e coróide.