Oclusão Venosa da Retina

Oclusao Venosa da retina

Oclusão venosa da retina

Oclusão venosa da retina é um distúrbio vascular que ocorre quando há obstrução ou bloqueio de uma ou várias veias retinianas impedindo o retorno do sangue venoso para a circulação corporal.

Esta obstrução é causada pela formação de um trombo no interior do vaso, condição conhecida por trombose venosa da retina, fazendo com que não chegue a essa, níveis adequados de oxigênio, desencadeando a liberação do fator de crescimento endotelial vascular.

Esse fator por sua vez, aumenta a permeabilidade dos vasos sanguíneos, causando inchaço na parte central da retina, uma condição conhecida como edema macular, a causa principal de perda de visão da oclusão venosa da retina.

Estima-se que essa condição comprometa mais de 16 milhões de adultos pelo mundo, sendo mais frequente em pessoas com mais de 65 anos de idade.

A doença pode se manifestar de formas distintas de acordo com a veia obstruída.

 

Sintomas da Oclusão Venosa da Retina

Os principais sintomas são visão turva, perda visual súbita ou gradativa, percepção de mancha escura no campo visual podendo ocorrer em um ou ambos os olhos.

Ao notar qualquer sintoma o paciente deve visitar um oftalmologista imediatamente, mesmo que não haja nada de estranho na aparência dos olhos.

A doença é multifatorial, ou seja, não existe uma única causa para o surgimento de oclusão de veia da retina, mas alguns fatores de risco foram identificados, dentre eles estão: idade maior que 65 anos, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, colesterol alto, lúpus, sífilis, leucemia, mieloma múltiplo, aterosclerose, problemas de coagulação sanguínea, processos inflamatórios ou infecciosos, doenças cardíacas e condições oculares como glaucoma.

O diagnóstico de oclusão de veia da retina pode ser realizado após um exame completo do olho iniciando pelo exame de mapeamento de retina, angiofluoresceinografia com contraste e tomografia de coerência óptica.

Identificar o que causa o bloqueio é o primeiro passo para o tratamento, que pode impedir a progressão da doença e a recorrência da mesma.

O tratamento é determinado de acordo com o dano causado, gravidade e presença de hemorragia intraocular. Os principais tratamentos são: fotocoagulação a laser, injeção intraocular e vitrectomia.

A oclusão de veia da retina é responsável por causar cegueira em milhares de pessoas pelo mundo. A sua prevenção é feita a partir de cuidados gerais de saúde, com o controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.