Quando consultar um oftalmologista?
Engana-se quem acha que consultar-se com um Médico Oftalmologista é restrito às pessoas que precisam de óculos ou lentes de contato. Muitas outras doenças oculares são muito comuns e apenas exames realizados durante uma consulta poderão detectá-los.
Algumas doenças são silenciosas, ou seja, não apresentam sinais de alerta aos portadores. Outras podem se manifestar de acordo com o estilo de vida (maus hábitos) ou pelo avançar de doenças crônicas.
A visão é o sentido que nos confere independência e nem sempre os olhos recebem os cuidados merecidos.
Nesse artigo, falamos um pouco sobre quando você deve procurar um Médico Oftalmologista entender o que são e como se prevenir de doenças oculares. Boa leitura!
Quando devo procurar um oftalmologista?
Pequenos incômodos podem passar despercebidos durante a rotina do dia-a-dia, mas se demoram a desaparecer ou ficam mais intensos é preciso dar uma atenção especial e logo procurar um oftalmologista:
- Vermelhidão nos olhos
- Olhos doloridos
- Coceira nos olhos
- Tremor nos olhos
- Inchaço na região dos olhos
- Visão embaçada
- Olhos lacrimejando
- Perda momentânea de visão
- Flashes de luz ou minhoquinhas na visão
- Visão está desfocada mesmo usando óculos
- Dores de cabeça constantes
Essas são situações que podem ser um sinal de algum problema na visão e merecem ser investigados por um oftalmologista.
O quanto antes detectado qualquer problema na visão, melhores serão as chances de não desenvolver uma doença ocular.
O que são doenças oculares?
As doenças oculares são problemas desencadeados por motivos diversos, dentre eles estão os de causa genética e hábitos e saúde individuais. Quando não diagnosticado e tratado, em um médio ou longo prazo, a visão pode sofrer danos irreversíveis e até mesmo a perda total da função.
Segundo um levantamento realizado pelo Governo Federal as principais doenças oculares atendidas por oftalmologista no Brasil são: Catarata, Glaucoma, Conjuntivite, Retinopatia diabética, Degeneração macular relacionada à idade e Erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada).
Saiba mais sobre o último levantamento de doenças oculares no Brasil. Clique aqui!
Como saber se corro o risco de desenvolver doença ocular?
Conforme envelhecemos possuímos um risco maior de desenvolver doenças oculares devido à própria mudança do organismo nessa fase.
Esse risco aumenta quando há um histórico familiar de doenças oculares. É sempre importante informar o seu médico oftalmologista dos riscos genéticos para um acompanhamento mais efetivo.
No caso de ser portador de alguma doença crônica como o diabetes mantenha sua glicemia controlada. A mesma atenção serve para indivíduos hipertensos e obesos. Ao proteger sua saúde geral você também estará protegendo sua visão.
Proteja seus olhos! Óculos de sol não são apenas acessórios. Use óculos escuros que boqueiam de 99 a 100% a radiação UVA e UVB. Vale o investimento em uma boa proteção.
Outro hábito que deve adquirir é evitar ficar por tempo muito longo na frente de um computador. Sempre que possível faça pausas desviando o olhar para algo cerca de 6 metros de distancia por pelo menos 20 segundos.
Como pode ver as doenças oculares podem ser muito sutis e muitas vezes assintomáticas. Por isso mantenha uma rotina de cuidados com seus olhos, com sua alimentação e qualidade de vida. Visite seu médico oftalmologista com regularidade. Sua saúde e visão agradecem!
Se você gostou desse artigo vai gostar de ler sobre:
Boa alimentação contribui para a saúde dos olhos
Principais partes do olho
Este artigo tem como objetivo informar e transmitir conhecimento sobre tópicos globais de saúde ocular. Esse conteúdo não substitui uma avaliação, orientação, ou diagnóstico de um profissional. Sempre procure a orientação de um Especialista em Retina.
Agende sua consulta pelo whatsapp: Retina SP