O que é Fotocoagulação a laser?
A Fotocoagulação a laser ou Laser de retina é um procedimento oftalmológico realizado de maneira rotineira no consultório para tratar doenças vasculares que envolvam o fundo do olho e rotura de retina.
O procedimento consiste em direcionar um feixe de luz sobre as células da retina e a abrasão gerada nesse tecido provoca a formação de cicatrização.
A aplicação do laser pode ser localizada e direcionada em vasos específicos, a Fotocoagulação focal; ou tratar a retina inteira, a Panfotocoagulação retiniana.
Esse processo ajuda na redução de formação de vasos sanguíneos anômalos na retina, responsáveis por causar diversas complicações como glaucoma neovascular, hemorragia vítrea (hemorragia difusa dentro do olho) e descolamento de retina tracional, os quais podem levar a perda visual completa e irreversível.
Como é o procedimento?
O procedimento é realizado no próprio consultório oftalmológico e dura poucos minutos. Não precisa de preparo prévio ou estar em jejum.
Com o laser posicionado será emitido um feixe de luz sobre as células do epitélio pigmentado da retina. Isso provoca um aumento de temperatura no local de aplicação. A abrasão do tecido provoca desnaturação das proteínas, com consequente coagulação e formação de tecido de cicatrização.
Dentre as possíveis complicações destacamos a turvação transitória da visão, sendo necessário um acompanhante no dia.
Quais doenças o procedimento de Fotocoagulação a laser é capaz de tratar?
É indicado para tratar diferentes doenças dos olhos, sobretudo doenças vasculares que envolvam o fundo do olho e rotura de retina, com objetivo principal de preservar a visão e impedir a progressão da doença.
Retinopatia diabética: formação de novos vasos sanguíneos (neovasos) na retina, os quais podem sangrar e provocar sérios danos à visão.
Oclusão da veia da retina: ocorre uma obstrução de uma das veias da retina ocasionando a falta de oxigenação na periferia da retina.
Fragilidades ou rotura de retina: são casos que podem precisar de tratamento com laser.
Alguns casos de descolamento de retina subclínico.
Pós-operatório cirurgia de fotocoagulação
As complicações pós-cirúrgicas são extremamente raras nesse procedimento. Dentre as possíveis complicações estão a turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna e uma série de defeitos no campo visual