Quais as principais causas de lesão de retina?
Para entender quais as principais causas de lesão de retina, vamos primeiro conhecer as três principais estruturas dos olhos, as suas funções até a formação da imagem no cérebro. Continue com a leitura.
Como funciona a visão?
Para entender como funciona a visão é comum fazer uma analogia do olho humano com uma câmara fotográfica. Isso acontece porque o olho possui estruturas semelhantes com esse equipamento, são elas:
Pupila
Determina a quantidade de luminosidade que entra, funcionando como o diafragma da câmara. Em ambientes claros ela se fecha e se dilata nos ambientes escuros. A contração e dilatação da pupila são feitas pela íris, um tipo de tecido muscular.
Cristalino
Assim como a córnea, funcionam como um conjunto de lentes concentrando os raios de luz à retina. Por ser uma lente que refrata a luz, ela forma uma imagem invertida.
Retina
Estrutura que recebe e registra a luz designada pupila. Os mais de cem milhões de fotorreceptores da retina convertem a luz em impulsos elétricos que trafegam pelo nervo ótico até o cérebro. O córtex traduz esses impulsos em imagens.
A visão é a consequência da atividade de várias estruturas trabalhando em conjunto, quer saber mais sobre a anatomia dos olhos? Leia o artigo PRINCIPAIS PARTES DO OLHO E AS SUAS FUNÇÕES!
Quando estão em equilíbrio e saudáveis é possível captar as imagens do ambiente, do contrário pode haver indícios de doenças oculares.
O que é retina
É a membrana essencial para a visão. É formada por um tecido extremamente vascularizado, formado por um conjunto células fotossensível, cuja função é captar a luz e transforma-la em sinais elétricos. Esses sinais são enviados ao nervo óptico que transporta a imagem para o cérebro, representando o elemento essencial para a nossa visão. Uma retina saudável equivale a uma visão clara.
Se ela estiver danificada ou não estiver na posição correta, não será possível obter uma imagem clara. Assim como o envelhecimento natural que modifica sua estrutura, podendo comprometer a saúde da retina, causando o seu descolamento.
Apenas um especialista poderá diagnosticar em um exame ocular completo e promover um tratamento adequado para solucionar o problema. LIGUE JÁ – (11) 94820-3033 e marque uma consulta agora com um especialista.
Quais as principais doenças de retina?
As principais doenças que afetam a retina podem prejudicar a visão e em alguns casos, pode causar cegueira:
Membrana do Alto Míope
A alta miopia é uma forma rara e de maior gravidade de miopia. Está associada a alterações retinianas que podem levar a perdas severas de visão. Sua principal característica é a miopia acima de seis graus ou diâmetro axial maior que 26mm. Pode se manifestar em qualquer idade, tende a ser progressiva e com maior incidência em mulheres.
Retinopatia Diabética
É uma das complicações mais comuns no diabetes tipo 1 e tipo 2, principalmente em pacientes com longo tempo de doença e mau controle glicêmico. Cerca de 95% dos pacientes com diabetes melito tipo 1 (DM1) e em mais de 60% dos pacientes com diabetes melito tipo 2 desenvolvem essa doença.
Roturas Retinianas
São rasgos que acontecem com maior frequência na periferia da retina. Acontece quando o gel vítreo se separa da retina, exercendo uma tração que provoca seu rompimento. As roturas podem ocorrer espontaneamente ou provocado por traumas oculares.
Membrana Epirretiniana
É uma camada de tecido cicatricial que se desenvolve acima da retina. Conforme essa membrana cresce, causa enrugamento e deformação da retina subjacente, provocando alterações na mácula, região responsável pela visão central.
Descolamento de Retina
É um processo multifatorial que ocorre quando há separação da retina sensorial do epitélio pigmentar da retina relacionado ao acúmulo de fluido entre duas estruturas. (fazer link com a página doença)
Oclusão Venosa da Retina
A Oclusão Venosa da Retina é um distúrbio vascular que ocorre quando há obstrução de uma ou várias veias retinianas impedindo o retorno do sangue venoso para a circulação corporal.
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
DMRI é doença multifatorial e uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade. Os fatores genéticos possuem papel no aparecimento da doença.
Buraco Macular
É a ausência de retina neuro-sensorial deixando parcialmente íntegro o epitélio pigmentário e demais estruturas subjacentes. Maior incidência maior em mulheres idosas.
Moscas Volantes
As moscas volantes são um sintoma típico do descolamento do vítreo posterior. É uma situação de urgência oftalmológica.
Ao sentir qualquer desconforto na visão, procure uma clínica especializada em tratamentos de retina.
A clínica Retina SP é uma clinica especializada em cirurgia de retina que integra um novo conceito de saúde ocular com alta disponibilidade no atendimento. Nossa equipe emprega recursos avançados que garantem um atendimento humanizado e personalizado, com a urgência que o condição necessita.
Evite problemas com sua visão. Entre em contato pelo (11) 94820-3033 e agende sua consulta.