Tratamentos para doenças da retina

Tratamentos para doenças da retina

Principais tratamentos para doenças da retina

Hereditariedade, doenças crônicas como o diabetes e o envelhecimento natural são algumas situações que podem gerar alterações nas estruturas dos olhos ao longo do tempo, por isso, quanto antes, diagnosticadas e tratadas com os principais tratamentos para doenças de retina, menores são as chances de sequelas.

Nesse artigo, você conhecerá os procedimentos cirúrgicos para doenças da retina mais utilizados na Clínica Retina SP. A visita regular com seu médico oftalmologista é importante para tratar precocemente problemas na visão evitando danos irreversíveis. Acompanhe o texto.

Conheça a seguir os principais procedimentos para doenças da retina:

·  Injeção Intravítrea

·  Vitrectomia Posterior

·  Retinopexia com Introflexão Escleral

·  Retinopexia Pneumática

·  Fotocoagulação a laser (Laser de Retina)

Injeção intravítrea

O que é: também conhecida como injeção Intraocular, é um recurso terapêutico onde a medicação é liberada diretamente no olho afetado.

Procedimento: consiste na aplicação da medicação diretamente na região interna e posterior do olho chamada Vítreo (ou Humor Vítreo). O procedimento é rápido, indolor e não requer pontos de sutura ou uso de tampão. No mesmo dia o paciente poderá ir para casa sem necessidade de internação.

Indicação: tratamento indicado para doenças da retina, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética e na oclusão de veias da retina. Pode ser indicado em casos de endoftalmite, uveíte, edema macular cistóide e membrana neovascular de coróide.

Medicamentos: os mais utilizados são os antiangiogênicos que impedem a formação de novos vasos sanguíneos e os corticoides que são anti-inflamatórios. Medicamentos como antibióticos, bactericidas e fungicidas também podem ser aplicados.

Vitrectomia posterior

O que é: procedimento cirúrgico onde o vítreo é removido, geralmente substituído por uma bolha de ar, gás ou óleo de silicone, para de tratar doenças relacionadas à retina e ao gel vítreo.

Indicação: para o tratamento de algumas doenças ligadas à retina e ao vítreo como o descolamento ou tração na retina, complicações da retinopatia diabética, complicações pós-cirurgia de catarata, buraco macular, membrana epirretiniana, acúmulo de sangue na cavidade vítrea, crescimento exagerado de novos vasos sanguíneos na retina, corpo estranho na cavidade vítrea após trauma ocular.

Procedimento: tem por objetivo remover o vítreo, procedimento realizado com anestesia local e sedação prévia. Nos casos em que a cirurgia é indicada para crianças a anestesia é geral. Na maioria das vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Cirurgia de Catarata associada a Vitrectomia posterior

O que é: a catarata é a uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A única maneira de tratar e evitar sua progressão são cirúrgicas.

Indicação: pacientes com diagnóstico de catarata que apresentem perda da transparência do cristalino, sensibilidade à luz, alteração na percepção das cores e visão duplicada. A progressão da doença pode levar a cegueira.

Procedimento: a cirurgia consiste na substituição do cristalino por uma lente intraocular de alta tecnologia. O procedimento é seguro e o paciente vai para a casa no mesmo dia. O pós-operatório é tranquilo e geralmente indolor.

Retinopexia com Introflexão Escleral

O que é: procedimento cirúrgico que pode ser realizado de forma isolada ou associado à vitrectomia posterior em pacientes portadores de descolamento de retina.

Indicação: casos de descolamentos de retina com presença de uma ou várias rupturas retinianas.

Procedimento: o cirurgião coloca ao redor do olho uma faixa de silicone, a qual será suturada na esclera, proporcionando a aproximação entre as partes da retina. Neste procedimento a anestesia pode ser local com sedação ou geral. A ruptura é tratada com aplicação de laser (pós-operatório) ou por crioterapia. Ao término da cirurgia, pode ser aplicado gás dentro da cavidade vítrea, com a intenção de criar uma força de tensão sobre a retina, para evitar que a ruptura ocorra novamente, enquanto a adesão criada pelo laser ou crioterapia se forma.

Retinopexia Pneumática

O que é: técnica alternativa (minimamente invasiva) à cirurgia para reparar o descolamento de retina. Esta cirurgia está associada à redução da morbidade, rápida recuperação pós-operatória em comparação à vitrectomia pars plana e flambagem escleral.

Procedimento: aplicação de uma injeção intraocular de uma bolha de gás para tratar o descolamento de retina. É um procedimento minimamente invasivo, no entanto, requer critérios de escolha de pacientes, uma vez que as características do descolamento de retina podem impactar no resultado do procedimento. O pós-operatório possui uma baixa taxa de complicações.

Indicações: É indicada em descolamentos de retina com presença de uma ou várias rupturas retinianas.

Fotocoagulação a laser

O que é: também conhecida como Laser de retina trata-se de um procedimento oftalmológico realizado para tratar doenças vasculares que envolvam o fundo do olho e ruptura de retina. A aplicação do laser pode ser localizada e direcionada em vasos específicos, a Fotocoagulação focal; ou tratar a retina inteira, a Panfotocoagulação retiniana.

Procedimento: consiste em direcionar um feixe de luz sobre as células da retina. A abrasão gerada provoca o processo de cicatrização que ajuda na redução de formação de vasos sanguíneos anômalos na retina, responsáveis por causar diversas complicações como glaucoma neovascular, hemorragia vítrea (hemorragia difusa dentro do olho) e descolamento de retina tracional, os quais podem levar a perda visual completa e irreversível. É realizado no próprio consultório oftalmológico e dura poucos minutos. Não necessita preparo prévio.

Indicação: para tratar diferentes doenças dos olhos, sobretudo doenças vasculares que envolvam o fundo do olho e ruptura de retina, com objetivo principal de preservar a visão e impedir a progressão da doença. Retinopatia diabética, oclusão da veia de retina ou fragilidades e rupturas de retina.

A cirurgia oftalmológica, assim como qualquer outro procedimento, pode ter riscos e complicações. É importante seguir todas as orientações do médico durante o processo de recuperação.  Os cuidados do pós-operatório são extremamente importantes para evitar infecções ou um novo procedimento cirúrgico.

A Clínica Retina SP é especializada em Cirurgia de Retina com atendimento disponível 24 horas por dia. Entre em contato pelo whatsapp (11) 94820-3033 para agendar sua consulta.

Atendimento particular ou por reembolso (verifique a política de reembolso com sua seguradora de saúde)