Moscas Volantes

Moscas Volantes

Moscas Volantes 

Já teve a sensação de ter mosquinhas ou flashes de luz seguindo o movimento dos seus olhos? Fique atento! Isso pode ser um sinal de descolamento de vítreo.

Descolamento de vítreo posterior é uma situação de urgência oftalmológica e ocorre quando há uma separação do vítreo da retina. No entanto, a presença das “moscas volantes” não implica uma intervenção cirúrgica. Essa decisão dependerá de diversos fatores como o grau de perturbação na visão do doente.

A diante, vamos detalhar o fenômeno “moscas volantes” com detalhes. Boa leitura.

Moscas volantes, um sintoma de descolamento de vítreo

As moscas volantes (ou manchas) são pequenas partículas de vítreo condensado que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. A sensação é de estarem na frente do olho, mas estão flutuando na parte gelatinosa do vítreo.

Com o envelhecimento, os olhos sofrem modificações como o encolhimento do vítreo deixando-o fibroso. Essas fibras podem provocar pequenas sombras (ou manchas) que parecem flutuar no campo visual, fenômeno chamado de “moscas volantes” um sintoma típico do descolamento de vítreo.

Principais causas do aparecimento da doença

Além do envelhecimento natural, são exemplos que podem levar a um descolamento de vítreo as complicações cirúrgicas (intraoculares), trauma ocular, inflamação ocular e miopia.

O diagnóstico é feito somente pelo médico oftalmologista através do exame de fundo de olho e demais exames auxiliares. Possui algum sintoma? Marque uma consulta agora!

Grupos de risco e tratamento 

O grupo de risco de desenvolvimento da doença são indivíduos com mais de 45 anos, míopes, quem passou por intervenção cirurgia de catarata ou tratamento YAG Laser e que sofreram inflamação dentro do olho.

Após uma avaliação com o especialista de retina, o tratamento será indicado de acordo com a gravidade e complicações associadas.

Casos em que o descolamento do vítreo posterior estejam relacionadas com rotura de retina, serão indicados tratamentos com laser ou crioterapia a fim de selar a região afetada e evitar a perda da visão.

No caso do descolamento do vítreo progredir para um buraco macular ou descolamento de retina, o tratamento precoce pode ajudar a evitar a perda total de visão.

O acompanhamento com seu oftalmologista é essencial para evitar problemas com sua visão.

Se você gostou desse artigo poderá se interessar por esses assuntos:

Tratamentos para doenças da retina

Quando consultar um oftalmologista

 

Este artigo tem como objetivo informar e transmitir conhecimento sobre tópicos globais de saúde ocular. Esse conteúdo não substitui uma avaliação, orientação, ou diagnóstico de um profissional. Sempre procure a orientação de um Especialista em Retina. Agende sua consulta 11 94820-3033